O que é Market Profile ?
Olá, eu sou o Rafa Anthony, precursor do Market Profile no Brasil. Eu conheci essa maravilhosa ferramenta em 2014, e tive a oportunidade de aprofundar o meu conhecimento e me especializar com as maiores referências dessa ferramenta no mundo. E em 2018, eu desenvolvi em conjunto com a Nelogica a ferramenta que você conhece como TPO Profile.
O TPO Profile é uma ferramenta que mostra a montagem e desmontagem de posição institucional. E com isso, nós antecipamos grande probabilidade do mercado fazer sua parada. Facilitando assim identificar possíveis suportes e resistências e desenvolvermos as nossas operações em cima dessas necessidades dos grandes participantes, dos big players.
E hoje, eu vou trazer para você a conceituação do que é o Market Profile e porque ele mostra essa montagem de posição estruturada, independente do ativo que você estiver trabalhando. Vem comigo!
O Market Profile nasceu na década de 80 dentro da mais famosa e maior bolsa de mercadorias e contratos futuros do mundo, a conhecidíssima Bolsa de Chicago.
E a ferramenta chega usando um conceitual gráfico bem diferente do que nós tínhamos de tradicional na época, como o ponto figura, e como o candlestick, que é amplamente usado até hoje.
A intenção do Market Profile era:
Definir, Organizar e Quantificar por meio da sua estrutura gráfica a atividade do mercado para os membros e posteriormente os não membros da instituição. Então ela é uma ferramenta exclusiva para os membros da CBOT (atual CME).
E com o tempo, nós tivemos o seu criador, um dos diretores da Bolsa de Chicago, trabalhando para abrir essa ferramenta a todo o público do mercado financeiro.
Peter Steidlmayer foi o grande criador da ferramenta,
Ele idealizou como a ferramenta gráfica funcionaria com base em tudo aquilo que foi aprendendo ao longo da sua vida.
(Isso também acontece com a gente. Nós incluímos aqui no mercado tudo aquilo que vamos desenvolvendo ao longo das nossas vidas para facilitar a nossa interpretação e o entendimento tanto da movimentação do mercado quanto do nosso desenvolvimento prático).
Pete Steidlmayer fez cursos interessantíssimos com relação à estatística, conheceu grandes profissionais de mercado. E quando se tornou diretor da Bolsa de Chicago, ele já tinha bastante experiência nessa área e sabia realmente o que estava desenvolvendo.
O Market Profile é desenhado graficamente como a maioria dos outros gráficos. No eixo vertical nós temos o preço e no eixo horizontal nós temos o tempo.
Só que ele é construído e organizado como resultado direto da negociação real. Temos algumas referências peculiares que vocês entenderão a seguir.
TIME, PRICE, OPPORTUNITY (TPO)
Os três componentes do TPO são:
- O Tempo: que seria o time. O tempo vai regular todas as oportunidades anunciadas, evitando que a necessidade pontual de um ou outro participante reflita diretamente na formação gráfica.
- O Preço é importante devido aos institucionais entenderem o que é caro e o que é barato e trabalhar o metajogo em cima dessa montagem e desmontagem de posição, independente do ativo que está sendo operado, tanto nos mercados futuros quanto no mercado à vista, na parte de ações e etc.
- O Volume, ele mede o sucesso ou fracasso das oportunidades anunciadas. Por isso o volume, ele não é apenas a contagem do número de contratos negociados em um nível de preço.
Se nós temos um número de TPOs acumulados ao longo do tempo, aí sim podemos realizar a leitura do volume. Então eu não quero saber se um participante A, B ou C está executando a sua necessidade pontual naquele nível de preço. Eu quero saber como o mercado como um todo está reagindo, porque nós sabemos que ao longo do dia de pregão nós temos vários institucionais com necessidades distintas montando e desmontando as suas posições.
Você vai perceber que esse gráfico é formado através de letras e a medidida que o tempo passa, nós vamos somando novas letras e a ferramenta vai fazendo uma formação de perfil (profile) bastante diferente daquilo que nós estamos acostumados a encontrar em um gráfico de candlestick.
Por isso vou explicar para vocês de maneira prática como nós podemos interpretar agregando valor à nossa leitura.
Continua na Parte.02